Sistemas de impressão de etiquetas 2/5
>>> Ler artigo anterior: Sistemas de impressão de etiquetas 1/5
Os fabricantes de móveis e estofos, bem como as empresas de armazenagem, distribuição ou logística, utilizam normalmente sistemas de códigos de barras. Com eles, gerem o inventário de matérias-primas e produtos acabados e fazem o acompanhamento do trabalho em curso. Além disso, registam os componentes instalados e os processos utilizados para fabricar cada produto, as verificações automatizadas de controlo de qualidade e até as folhas de validação antes da entrega.
Impressão de folhas de trabalho
As folhas de trabalho e documentos semelhantes, como as ordens de trabalho ou BOM, são geradas através de uma aplicação de software empresarial. Podem conter informação do controlo de produção, da gestão de ordens e de sistemas ERP.
Se for utilizado o código de barras, a folha de trabalho pode ser lida em cada etapa da produção para atualizar a gestão de fabrico e os sistemas de inventário em tempo real.
Ao gerar folhas com códigos de barras no início do processo, é possível registar automaticamente mais etapas da produção, o que aumenta a visibilidade e a rastreabilidade.
A grande maioria dos fabricantes de móveis e estofos e das empresas de logística e armazenagem integra os códigos de barras nos seus sistemas de controlo de produção. Assim, a folha é lida num posto de trabalho. Este programa guarda o momento da leitura, o operário, etc. A leitura associa o trabalho em curso a uma ordem de trabalho específica.
O software pode utilizar a informação da ordem de trabalho para mostrar ao trabalhador que operações deve realizar sobre esse artigo. Do mesmo modo, pode indicar-lhe se deve aplicar um processo específico (tratamento térmico, pintar o artigo numa cor especial, estofá-lo com um tecido específico, armazená-lo num determinado espaço ou estante…).
A folha de trabalho pode ser enviada para a impressora instalada no ponto de produção, eliminando o tempo de deslocação. Assim, permitimos a impressão imediata e reduzimos a possibilidade de as ordens se misturarem. O processo poupa trabalho e elimina erros provenientes das folhas escritas à mão.
>>> Continuar a ler: Sistemas de impressão de etiquetas 3/5
Alfonso_Rodriguez dProduction ERP
2 min de lectura